O Nascimento da Ninhada



O parto inicia entre 58 a 62 dias após o acasalamento. Se você tem outros cães, retire a fêmea do convívio para que ela não fique irritada com a presença dos outros, isso pode atrapalhar o parto. Faça uma caixa quadrada de madeira e forre com bastante jornal. Coloque-a num lugar tranqüilo e se for o primeiro parto, procure estar perto dela na hora do nascimento para que se sinta segura.
Quando a cadela é inexperiente pode ter dificuldades para tirar a pele que envolve o filhote ao nascer. Você pode removê-la e cortar o cordão umbilical com uma tesoura esterilizada até 4 dedos de onde ele começa.
Assim que os filhotes forem nascendo, coloque-os nas tetas para que estimule a contração e facilite a saída dos outros filhotes. Quando perceber que está saindo um novo filhote, coloque os demais numa caixinha de sapato, mas dentro da própria caixa de parto. A mãe gosta de ter os filhos por perto.
Se tiver muito calor, coloque um ventilador a alguns metros de distância. Se tiver frio, coloque um abajur por cima da caixa para que aqueça diretamente os filhotes.
Procure posicionar a caixa de parto num local onde exista uma Jane a envidraçada e que bata o sol da manhã, assim, receberão sol indireto. Mesmo em dias quentes, é preciso que recebam um pouquinho de sol. Conforme eles começam a se deslocar, a partir dos 15 dias, eles se posicionam na caixa para receberem ou evitarem o sol. Não se esqueça do abajur para aquece-los.
PROCURE SEMPRE UM VETERINÁRIO EXPERIENTE PARA LHE AUXILIAR NOS PRIMEIROS PARTOS.