Para se Fixar um Tipo



Penso que trabalhando com cachorros semelhantes, de pedigrees semelhantes, você pode fixar o tipo rapidamente.
Não existe numero de vezes para se utilizar um padreador para se fixar um tipo. Muitas vezes você pode fechar e não determinar um tipo. É preciso trabalhar com cachorros semelhantes em aparência física e em pedigree. Ficar insistindo em fechamentos com um mesmo padreador para um criador iniciante é muito perigoso, pode acentuar defeitos e problemas sérios para a raça.
Criadores jovens devem ter cautela até que dominem bem a linhagem. Procure ouvir sempre quem tenha larga experiência na raça.
Tem pessoas que tem sorte de criar bons exemplares, tem outros que estudam profundamente as linhagens e sabem todos os problemas que ela pode acarretar e as vantagens em investir nelas. Para quem ta começando, o ideal é ouvir muito, de todos os lados, assim você aproveita um pouco da experiência de quem já está nisso há mais tempo.
Acho fundamental para o desenvolvimento de uma raça que exista diversos tipos, isso é muito importante para a evolução no aspecto geral. Mas é importantíssimo que dentro de sua criação os cachorros sejam semelhantes.
Você pode começar adquirindo uma fêmea de um canil que tenha exemplares que mais te agrada no geral. Analise o pedigree e procure dentro desse mesmo canil alguma opção de acasalamento que possa coincidir com os nomes que aparecem no pedigree de sua cadela. Siga trabalhando com pedigrees mais fechados até que se defina a homogeneidade de sua criação. Em seguida, comece a abrir com outras linhas para conseguir os outros pontos que você gosta. Se você trabalhar com critério, talvez consiga um ou outro ponto que buscaria em outra linha, dentro de seu próprio plantel.
Com certeza os primeiros produtos não seriam muito homogêneos, deve-se continuar insistindo com aqueles que reunirem as características desejadas ou se servirem de parentes próximos.
Eu tenho ouvido muitas vezes criadores importantes dizerem que a matriz que melhores produtos dá, é a irmã da super campeã, que é espetacular. A que se deve isso?
Isso é uma exceção. O certo é produtos de qualidade dar produtos de qualidade. Eventualmente acontece de alguma cadela menos favorecida que a irmã dar melhores produtos, mas a genética te pega de surpresas muitas vezes. Você pode fazer um acasalamento muito bem sucedido com uma cadela espetacular x padreador espetacular e ter filhotes espetaculares. Alguns criadores repetem entusiasmados com o resultado e a segunda ninhada desses mesmos produtos é uma coisa desastrosa.
Por isso que os grandes criadores diversificam padreadores regularmente. Eles testam opções para conseguir coisas novas e dificilmente eles repetem o mesmo acasalamento. O que eles estudam são possibilidades com pedigrees semelhantes, mas não necessariamente o mesmo padreador com a mesma matriz.
Quando se tira bom produto de determinados acasalamentos, o criador quer tentar outra coisa mais moderna, um padreador que já desponta no ano seguinte e já tem previsão de acasalar a filha com outro determinado cachorro, não se perde tempo, olha-se para o futuro.