Dominante e Recessivo



Vou explicar o que é, exemplificando.
  • GEN DOMINANTE PARA COR PRETA - PP (os genes vêem em pares)
  • GEN RECESSIVO PARA COR PRETA (pode ser branca, amarela, marrom) - pp.
  • GERAÇÃO 1 - Quando você acasala uma cadela preta dominante PP com um macho amarelo recessivo pp, você tem o seguinte resultado: 100% de filhotes pretos Pp (ele vai carregar o gene recessivo para amarelo).
  • GERAÇÃO 2 - Então você acasala uma cadela dessa ninhada preta Pp com um macho amarelo pp (você está procurando tirar cor amarela). Veja o que vai acontecer: 50% pretos Pp e 50% amarelos pp.
  • GERAÇÃO 3 - Se continuar a procura pelo amarelo total, voce acasala esse produto amarelo pp com um amarelo pp, ai você consegue: 100% amarelo pp. Entendeu agora o que é recessivo e como se busca para conseguir fixar? Você só usou três acasalamentos para conseguir o recessivo puro.
Existem a dominância intermediária, a co-dominância, o hibridismo, mutação, mimetismo, seleção natural e outros fatores genéticos que aparecem durantes os acasalamentos. É preciso acompanhar gerações para estabelecer os fatores que se fixam na reprodução. Exemplo simples: você pega uma flor vermelha e acasala com uma flor branca, se você tiver uma flor branca salpicada de vermelha ou vice-versa, houve a co-dominancia. Se tiver uma flor rosada, você atingiu um outro trabalho genético, dominância intermediária, misturando as cores. Pode-se ter dois resultados e ao longo dos anos você pode separar as flores que acasaladas dão o resultado salpicado e as flores que determinam a cor rosa. Experiência, mais experiência.