Informações Técnicas



Existem literaturas, a maioria estrangeira, mas, sem dúvida, a grande fonte de informação é realmente o bom criador, especialmente quando se trata de determinada raça.
O que deve-se fazer é a aplicar esses preceitos e desenvolver estatísticas para acompanhamento das ninhadas, estudar minuciosamente os pedigrees e com as experiências e ninhadas constantes, voce começara a entender um pouco de criação.
Portanto, converse com quem entende. O tema GENÉTICA é muito complexo e precisa-se trilhar um caminho de experiências aliado à determinação. Daqui a Alguns anos tenho certeza que você estará entre os bons criadores. Se for interessado, humilde, inteligente, busca se informar e investir corretamente terá grandes resultados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você que está iniciando na criação de cães de raça pura e teve a paciência de acompanhar esse manual e ler todos os seus itens, acho que merece uma palavra de estimulo ao final.
Criar é muito oneroso e criar regras em excesso podem dificultar a adesão de pessoas novas. O sistema já tem um vício e o melhor a fazer para quem esta começando e tentar acompanhar as regras que pessoas muito experientes já colocaram em prática.
Procure fundar seu canil procurando o kennel clube de sua cidade. Registre seus filhotes. Eles lhe fornecerão o formulário próprio e as instruções como preenchê-lo. Faça isso mesmo que tenha apenas uma fêmea e só registre uma ninhada, você precisa contribuir com isso.
Estamos num sistema de informações globalizado e a internet oferece possibilidades de se integrar a grupos de todo o mundo com os mesmos interesses Š desenvolver cães de raça pura.
Não existe algo mais bonito do que ver um exemplar que você programou para nascer alimentou, escovou, preparou, cuidou de suas doenças, desfilar num ring com toda a beleza, comportamento, tipicidade e especialmente, poder dar alegrias a tantas famílias Š isso enche a gente de orgulho.
Pode parecer romântico, mas a partir do momento que você é proprietário de um cão de raça pura, você já está participando do processo de evolução da raça que possui. Ao se incluir no rol de criadores você está podendo, com seu talento, levar a raça a se perpetuar, evoluir, se transformar e contribuindo para que possa ser preservada. Num futuro distante, lá estarão iniciantes como você tendo a possibilidade de possuir um lindo representante, graças ao seu esforço e de seus companheiros idealistas que fizeram a diferença numa determinada época, num determinado País.
Saiba que todos nós fazemos diferença pode acreditar.